quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Descobrindo minha doença. - Parte 5

Se eu não dissesse, eu continuaria dessa forma, emagrecendo. E talvez conseguisse minha carreira de modelo. Mas eu não estava feliz. Eu estava acabada e o mundo parecia estar fechado pra mim. Por quê?
~~
- Não está acontecendo nada, eu já disse, doutor.
- Julie, eu só te perguntei, pra ver se você respondia. Na verdade, você está muito doente, e eu sei o que você anda fazendo.
- Não! Eu não estou doente.
- Você está com anorexia nervosa e também bulimia.
Minha mãe caiu no choro, ela se desesperou incontrolavelmente. Eu, sem saber que estava doente, também chorei. E muito. Pra mim, eu estava apenas cuidando do meu corpo da minha maneira. Mesmo sofrendo muitos sintomas ruins, eu não parava com isso. Era uma obsessão querer ter um corpo perfeito.
- Julie, preste atenção: você será encaminhada para o psicólogo, mas também continuará tendo consultas comigo. Você quer sair dessa?
- Eu quero emagrecer, ser modelo, ser linda. - eu sorria enquanto minhas lágrimas ainda caíam. - Esse é meu sonho.
- Mas você precisa entender que você é linda do seu jeito. E não precisa parar de comer, ou vomitar suas refeições para emagrecer. Você pode seguir sua carreira, mas sem essa obsessão. E também precisará do apoio familiar.
- Doutor, olhe para mim. Eu estou gorda!
- Minha filha, você não está gorda. Ao contrário, você está muito abaixo do peso.
- Vocês só podem ser cegos!
~~
Minhas consultas foram marcadas. Além do médico, eu também teria consultas com psicólogos. Eu não preciso disso. Eu estou bem. A culpa é do mundo, das pessoas.

Julho, 2010
Minha primeira consulta no psicólogo. Apenas minha mãe foi comigo.
- Boa tarde, Julie.
- Boa tarde.
- Então, o que você tem?
- O médico disse que estou com anorexia e bulimia. - eu estava triste, como sempre.
- E você acha o que disso?
- Na verdade, eu nem sabia que estava doente. Vou dizer a verdade: eu não comia quase nada. Eu queria emagrecer para ser modelo. Ter um corpo perfeito.
- Você sabia que nem todo corpo perfeito precisa ser magro?
- Mas pra ser modelo, deve ser assim.
- Julie, em primeiro lugar, vem a saúde. Como você se sente depois que começou a fazer isso?
- Tudo é muito ruim. Eu tenho insônia, falta de apetite, fraqueza, tristeza e muito mais.
- O que seus amigos dizem disso?
- Eu não tenho amigos. Na minha nova escola, ninguém se aproxima de mim. Os amigos que eu tinha, se afastaram.
- Será que eles mesmos se afastaram? Ou foi você? - eu nunca pensei dessa forma. - Você também deve ter se afastado deles.
- Sim, eu me afastei. Nunca havia reparado. Para mim, a culpa era deles.
- E por que você não tem amigos nessa nova escola?
- Sinto medo de fazer amizades. Eles riem de mim, zombam, me observam. Ás vezes sinto medo deles. Eles parecem ser todos iguais.
- Julie, ninguém é igual no mundo. Há várias pessoas com o coração aberto para uma amizade.
- Na minha escola é impossível.
- Nada é impossível. Você precisa acreditar em você e ter sua autoconfiança. Você precisa arriscar mais.
Aquelas palavras me fizeram acordar para o mundo. Tudo o que ela disse era verdade. Eu não posso pensar algo sem antes ter certeza, sem antes verificar. Eu preciso me curar, não quero que pensem que sou uma doente. Eu vou me curar.

CONTINUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário