quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Controle sobre todos, exceto sobre mim.

- Emily, o que você faria se você perdesse tudo, inclusive a sua alma?
- Eu acho que minha existência acabaria no mesmo momento. Não sou nada sem os que me cercam, sem a luz do dia, sem a esperança da vida.
- Mas e se você tivesse apenas o poder de controlar o amor do universo?

Não respondi ao Toby. Preferi ficar calada e refletir sobre o assunto. Imagina só se eu, Emily, pudesse controlar o amor universal. Eu poderia conseguir tudo o que quisesse. Poderia matar, poderia ter tudo materialmente, poderia escolher pessoas, dizer o que quiser, machucar. Fazer tudo de bom ou de ruim, pra eles não faria diferença, porque eles me amariam eternamente. Mas e eu? Emily? O meu amor eu não controlaria. E se eu não amasse ninguém? De que adiantaria se todos me amassem, se eu tivesse tudo aos meus pés e eu não pudesse sentir o tão puro sentimento? Seria o mesmo que a morte. A ausência de vida. Sem o amor, nada sobrevive, a não ser a dor, a escuridão, a solidão. Essas não precisam de amor.

-Toby, acho que seria o mesmo que perder minha alma.

Um comentário: